O significado das cores dos laços da saúde

Tema: Saúde mental e bem estar

Um mês para chamar a atenção às necessidades humanas e a importância de saber lidar com as emoções, quebrar tabus e orientar as pessoas sobre como cuidar da sua saúde mental e bem estar.

Tema: Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia

Mês de conscientização sobre as doenças de Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia.

3 doenças incuráveis, mas que podem ser controladas ou ter os seus sintomas retardados quando são descobertas nos estágios iniciais.
 
O objetivo é incentivar o diagnóstico precoce para que as pessoas possam fazer o tratamento e conviver com essas doenças com mais qualidade de vida.

Tema: Leucemia

A conscientização sobre a leucemia também é uma preocupação em fevereiro e traz um alerta para os sintomas e a prevenção deste tipo de câncer. Além disso a campanha reforça a importância da doação de medula óssea para os pacientes que necessitam do transplante para o tratamento.

Tema: Câncer colorretal

Uma doença silenciosa com alta chance de cura quando diagnosticada precocemente. A campanha Março Azul Marinho vem ganhando força levando informação para que as pessoas fiquem atentas aos sintomas, que podem passar despercebidos na correria do dia a dia, mas quando tratados com atenção podem ser cruciais e aumentar consideravelmente as chances de cura.

Tema: Câncer do colo do útero

O mês das mulheres traz um alerta para a sua saúde através da campanha Março Lilás, que aborda a prevenção e o combate ao câncer de colo de útero, o terceiro tipo de câncer que mais atinge as mulheres no Brasil.

Tema: Segurança no trabalho

Uma campanha com foco em conscientizar os trabalhadores quanto aos riscos dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, levando informações sobre as formas de prevenção e cuidado.

Com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o tema da segurança no trabalho permanece em alta e traz novos desafios, como as doenças ocupacionais que podem atingir os profissionais em home office ou as doenças mentais que podem surgir com tantas mudanças que aconteceram nos últimos anos.

Tema: Autismo

Dia 2 de abril é o Dia mundial de conscientização do autismo. Por isso, ao longo do mês de abril são realizadas ações e campanhas que abordam o tema a fim de levar informações para a população como um todo.

O autismo nem sempre pode ser identificado pelo olhar, por isso é preciso conhecer sobre o tema e lutar por uma sociedade mais inclusiva e solidária.

Tema: Acidentes de trânsito

A campanha Maio Amarelo coloca em pauta a importância da segurança no trânsito, acendendo um alerta para o alto índice de acidentes fatais e feridos no trânsito. A ideia é promover informação e conscientizar as pessoas sobre suas atitudes no trânsito, a fim de garantir um ambiente mais seguro para todos.

Tema: Doação de sangue

No Brasil, apenas 1,9% da população é doadora de sangue. O cenário ideal conta com que pelo menos 3% da população seja doadora.

A campanha Junho Vermelho foi criada para incentivar as doações através da informação, instruindo como e onde cada um pode fazer a sua doação e mostrando a importância da adesão das pessoas com doações periódicas de sangue.

Tema: Hepatites virais

O mês de julho traz um alerta geral sobre a prevenção das hepatites virais e a importância do tratamento correto dessas doenças, com atenção especial para as hepatites B e C, que corresponde a 74% dos casos notificados no país (segundo o Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais 2020).

Tema: Amamentação

Na primeira semana de agosto acontece a Semana Mundial da Amamentação. Por isso agosto foi o mês escolhido para abordar a importância do aleitamento materno, como também a necessidade que muitos recém-nascidos precisam de doações de leite para contar com uma alimentação adequada em seus primeiros dias/meses de vida.

Tema: Prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo traz um alerta para a prevenção ao suicídio, quebrando tabus sobre o tema através de informações relevantes de profissionais especializados.

O objetivo é conscientizar as pessoas sobre o tema para que elas consigam encarar a situação e buscar ajuda especializada, como também apoiar alguém que precise de ajuda, seja ele um parente próximo, um amigo, um colega de trabalho ou até uma pessoa que você acabou de conhecer.

Tema: Câncer de mama

O movimento que estimulou os demais, o outubro rosa teve início no exterior para promover a mamografia como uma das formas mais eficazes de se diagnosticar o câncer de mama precocemente e assim, aumentar suas chances de cura.

A campanha veio para o Brasil, ganhou força e já é realizada anualmente orientando, informando e promovendo ações que dão mais acessibilidade aos exames, incentivam a prevenção e apoiam as organizações que cuidam de pessoas com câncer de mama.

Tema: Câncer de próstata e Diabetes

Novembro é um mês marcado pela conscientização sobre o câncer de próstata e o Diabetes, ambos assuntos de extrema importância para a saúde das pessoas.

O câncer de próstata tem tratamento e o diagnóstico precoce aumenta suas chances de cura, enquanto o diabetes pode ser prevenido com pequenas mudanças no dia a dia, além de enfatizar a importância de conhecer e tratar a doença que pode gerar muitas complicações.

Tema: HIV/AIDS

Há anos o laço vermelho vem sendo bastante divulgado e marca a conscientização sobre o HIV e Aids. E como dia 1 de dezembro é o dia mundial da luta contra a Aids, este foi o mês escolhido para a campanha dezembro vermelho, que incentiva o apoio na luta contra o HIV/AIDS em busca de acesso à assistência para pessoas que convivem com a doença e promover informações sobre a doença e sua prevenção. 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *