Redução de acidentes de trânsito
No mês de maio, são desenvolvidas ações de conscientização e prevenção de acidentes de trânsito. Neste mês, é colocado em pauta a responsabilidade social, avaliação de risco e também o comportamento dos cidadãos durante o deslocamento diário no trânsito, sejam eles pedestres, ciclistas ou motoristas.
A cor amarela, símbolo da campanha, foi decretada pela ONU em 2011 para representação da ação, pois ela funciona para sinalização e advertência no trânsito, ou seja, o amarelo é uma cor que remete a atenção e consequentemente se enquadra na campanha.
Um dado importante a ser mencionado é que o Brasil ocupa a quinta posição no ranking de mortes por acidentes de trânsito e segundo o ministério da saúde, no ano de 2015, a estimativa de vítimas fatais foi de 45 mil.
Veja os acidentes de trânsitos mais frequentes no Brasil:
- Colisão traseira, 29,11%;
- Abalroamento no mesmo sentido, 16,17%;
- Saída da pista, 13,20%;
- Abalroamento transversal, 10,09%;
- Choque com objeto fixo, 7,78%;
- Capotagem, 3,89%;
- Colisão frontal, 3,29%.
(fonte: https://blog.rodobens.com.br/acidentes-de-transito)
Vale lembrar que esses tipos de acidentes ocorrem diariamente, então ações como estas devem ocorrer durante todo ano com o intuito de reeducar motoristas, ciclistas e pedestres quanto às questões de segurança e atenção no trânsito.
Atenção: A sua empresa também pode abraçar a esta causa, afinal ela é responsável pelo trajeto do colaborador para a empresa e da empresa até sua residência. Acesse o link https://goo.gl/xDj1h7 e veja algumas sugestões de brindes que podem complementar as suas ações internas de Maio Amarelo.