Proteja-se você está sendo filmado!

Por que cobrir a Webcam já é um hábito comum para muitas pessoas?

A tecnologia traz novos hábitos e um que tem crescido muito nos últimos anos é o de cobrir a Webcam. Cada vez mais preocupadas com a segurança de suas informações, as pessoas improvisam com fitas e adesivos para manter sua privacidade.

Este assunto ganhou mais destaque quando em 2016 Mark Zuckerberg, criador do Facebook, postou uma foto nas redes sociais em que cobria a câmera de seu notebook com uma fita adesiva. A pergunta que rodou toda a internet foi: afinal, cobrir a câmera faz sentido?

Segundo especialistas em segurança da informação, sim. Hackers podem roubar conteúdos captados pela sua webcam invadindo seu computador com softwares maliciosos. Esses softwares podem ser instalados no seu computador através de algumas práticas conhecidas de phising, por exemplo. 

Há quem ache a prática desnecessária mas, segundo alguns estudos de segurança da informação, é normal que usuários deixem ao redor de seus computadores, cartões de crédito,  senhas e outras informações importantes. Não são poucos os casos de pessoas que tiveram sua privacidade invadida por falta de cuidados simples.

Além de cobrir a câmera, existem outras iniciativas que, juntas, trazem mais segurança para o usuário de computadores com webcam.

Separamos aqui algumas dicas de segurança para proteger sua privacidade ao usar esses dispositivos:

  • Tenha um antivírus sempre atualizado e um firewall ativo 

Como as invasões são feitas por programas maliciosos geralmente escondidos dentro de programas legítimos, é essencial que você tenha um bom antivírus.

  • Desligue a webcam

Ligue sua webcam somente quando for usá-la e evite aborrecimentos, se sua câmera não for integrada ao seu computador. Se for, você pode desativar a câmera pelas configurações do sistema operacional.

  • Cubra a câmera!

Uma vez que seu computador foi invadido, hackers podem obter arquivos capturados pela sua webcam. Por isso, cobrir sua câmera se torna mais uma barreira para a captação de imagens sem a sua autorização. Aqui na Unity temos um produto exclusivo para essa finalidade, nosso protetor de webcam para notebook, que você pode conferir clicando aqui

  • Use senhas fortes

Use combinaçòes alfanumérica, símbolos. Altere sua senha de tempos em tempos. Uma boa senha dificulta a ação de hackers.

  • Descubra quais programas usam a câmera e fique de olho!

Existe uma luz que indica se a webcam está sendo usada. Esse é um jeito de saber se existe um uso suspeito de sua câmera. 

  • Atualize sempre seus programas

A cada versão desenvolvedores melhoram os programas que você usa, principalmente em relação à segurança. Manter o sistema operacional, o software da câmera, o navegador e outros programas atualizados é fundamental.

  • Fique atento e não clique em links suspeitos

Evite clicar em links suspeitos ou sites não confiáveis com promoções com itens gratuitos ou brindes generosos demais. Também é importante checar os remetentes dos e-mails e desconfiar de e-mails que pedem abertura de arquivos anexos. Esses links ou arquivos podem ser iscas para a invasão do seu computador.

Essas são formas de se proteger contra a invasão da sua webcam. Gostou das dicas? 

Aproveite e navegue pela nossa aba de produtos promocionais tecnológicos para ter boas ideias para ações com esse tema!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *