O poder do relacionamento no planejamento de campanhas criativas

Diariamente, somos colocados em desafios cada vez maiores para divulgar de forma criativa, inovadora e que encante o público.

  Para conseguir o sucesso em qualquer ação de marketing e comunicação, hoje em dia é necessário mais do que apenas expor a marca ou produto, de forma constante e atrativa.

  Os consumidores mudaram e querem se sentir próximos das marcas e produtos que consomem, sentindo que sua opinião é levada em conta e principalmente que a marca preza pelo relacionamento que existe entre ela e seus clientes.

  A receita é antiga, mas mesmo assim ainda é a que traz mais resultados a qualquer tipo de negócio, planejamento e conhecimento sobre o público. Estas são informações fundamentais para qualquer tipo de ação inclusive as promocionais que são o nosso foco.

  Insights para ações promocionais criativas, dependem muito do conhecimento e proximidade que a marca tem com seu público pois o brinde é uma ferramenta que representa o relacionamento já construído ou o que se deseja construir entre a marca e seus consumidores por isso, entender quais as expectativas, preferências e valores desse público é essencial para se alcançar os objetivos.

  O porém é que nem sempre este foco é mantido e principalmente quando falamos de ações promocionais, é comum que o planejamento seja feito as pressas, de ultima hora, apenas por uma tradição de presentear em momentos pontuais, ou no que é ainda mais grave porque nem todos conseguem enxergar a importância do brinde como ferramenta para criar vínculos com os clientes deixando-o de lado em seus planos de comunicação.

  Proximidade, pertencimento e identificação com a marca são alguns dos principais objetivos alcançados com o brinde e o por que é simples: toda ação promocional nos lembra que negócios começam com uma relação entre pessoas, uma relação que por conta da tecnologia, ou da correria muitas vezes é deixada de lado, mas que faz toda a diferença quando é lembrada e valorizada.

  O Ano começa agora e com ele muitos planos e por isso queremos levantar a questão você já pensou como ações promocionais podem ajudar sua marca/produto a se aproximar do seu público?

  Hoje a  tecnologia nos faz conhecer nossos clientes de forma muito mais detalhada e se usada de forma criativa pode tornar a relação muito mais próxima, intensa e o melhor de tudo prospera.

  Hábitos de consumo, preferências, valores, essas e varias outras informações podem ser utilizadas de forma inteligente para criar vínculo e engajamento com ações promocionais.

  Vamos imaginar um exemplo simples:

Um restaurante que acompanha os hábitos de consumo e preferências de seus clientes delivery.

Com o histórico de compras ele consegue identificar os clientes com maior frequência e quais são seus pratos preferidos, agora imagine que em determinado momento este restaurante lança um novo canal de atendimento e precisa fazer sua divulgação de forma criativa e inovadora.

O que vocês acham que terá mais impacto?

  O recebimento de um folheto, emkt, campanhas na web, tv etc, ou o recebimento de um brinde personalizado que faz referência ao lançamento do novo canal mas que também tem relação com a preferência de consumo deste cliente, demonstrando que o restaurante o conhece, sabe o que ele gosta e principalmente se importa em suprir suas expectativas criando novas formas de atendê-lo.

  Todo ano aprendemos muito e 2017 foi um ano em que acompanhamos clientes e projetos que mostraram que a atenção e cuidado com seu público é essencial para o crescimento de qualquer negócio.

  Relacionamento…seja qual for o seu negócio, encontrar formas de fortalecer ou construir  relacionamentos são nosso verdadeiro desafio diário, do qual não podemos esquecer. Porcentagens, metas, números são necessários, mas valorizar quem constrói uma história junto conosco é o mais importante.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *