Brindes, Tradição ou Estratégia?

Ele está sempre presente em feiras, grandes eventos e convenções.

No final do ano já é esperado por muitas pessoas mas afinal, o brinde é uma Tradição ou uma Estratégia?

Para chegar a esta resposta vamos falar um pouco de como surgiram os Brindes.

Os primeiros registros do uso de brindes são do século XIX onde algumas organizações começaram a distribuir calendários personalizados.

Em 1798 os produtos personalizados ganharam o status de brinde quando na campanha eleitoral de George Washington foram distribuídos bótons.

Durante a década de 70 os brindes ganharam força como ferramentas de divulgação onde produtos do cotidiano como agendas, calendários, canetas e bótons eram utilizados para fortalecer a relação do público com as marcas.  

Os tempos mudaram e com a constante busca por INOVAÇÃO e CRIATIVIDADE hoje em dia podemos dizer que todo objeto pode se tornar um brinde personalizado.

Existem pessoas que enxergam o brinde apenas como uma tradição, um mimo que as todos já esperam em determinadas situações, o que em parte é verdade afinal, qual de nós não gosta de uma gentileza não é mesmo?

Porém o brinde quando bem planejado pode ser uma mídia com ótimos resultados e neste momento ele se torna estratégia!

Quando pensamos em divulgação, nossa mente traz as opções mais rotineiras como TV, rádio, impressos, redes sociais e não é difícil encontrar profissionais presos ao conceito de “quanto mais extravagante, mais inovador”.

Porém o Brinde em sua simplicidade pode ser a peça chave de uma ação de sucesso, seja:

  • fechando um ciclo de comunicação de uma forma positiva com o público
  • reforçando e apresentando de forma palpável os valores de uma marca
  • ou sendo o protagonista de uma ação onde o objetivo seja estreitar relacionamentos

As opções de uso dos brindes são infinitas, porém para elaborar cases de sucesso é fundamental assumir que inovação está em se utilizar coisas do cotidiano, sutilezas e momentos de forma inteligente para transmitir ideias.

Quando colocamos isso como lema dos nossos projetos a criatividade flui mais fácil e o planejamento de cada ação segue o mesmo caminho.

Por isso acreditamos que, em um mundo tão carente de empatia, um brinde oferecido com cordialidade e reciprocidade pode ser a melhor estratégia!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *